Como agir contra a Inadimplência Escolar?

  • Post author:
  • Post last modified:16 de dezembro de 2021
  • Reading time:4 mins read

A inadimplência em sua instituição de ensino pode afetar todo o planejamento anual, prejudicando a qualidade de ensino em sua escola, faculdade ou cursinho.

Controlar o número de alunos inadimplentes sempre foi uma tarefa difícil, e com a crise econômica dos últimos 2 anos, causada pela pandemia do Covid-19, contribui com o aumento de devedores no setor educacional privado. Saber como agir contra inadimplência é uma estratégia fundamental para que não afete a saúde financeira da sua instituição.

Para se ter sucesso no setor educacional, é preciso realizar um bom gerenciamento de alunos inadimplentes, entendendo o cenário atual da sociedade em relação à crise econômica e dessa forma conseguir ter um bom relacionamento com esses alunos e responsáveis para que volte a adimplência em sua instituição de ensino.

É importante entender que inadimplência impacta seriamente a sua instituição, como:

  • Cortes do orçamento;
  • Demissão de professores;
  • Diminuição na qualidade do ensino;
  • Dificuldades de manutenção de equipamentos;
  • Estrutura física e obtenção de insumos;
  • Fechamento da instituição.

O impacto da inadimplência pode ser tão grande que pode acarretar fechamento da instituição senão tiver um bom gerenciamento. Acabar com a inadimplência não é um desafio fácil, pois envolve diversos fatores, mais a Ativos Multi Serviços preparou algumas ações para auxiliar sua instituição na gestão de inadimplentes.

  1. Utilize um sistema de gestão dos inadimplentes (Contamos com o parceiro certo para sua instituição);
  2. Ofereça diferentes benefícios para pagamentos em dias (Auxiliamos com toda gestão educacional de sua instituição);
  3. Envie notificações de prazo de pagamentos (Possuímos tecnologia de ponta para gerenciar pagamentos);
  4. Crie uma gestão de cobranças humanizada (Somos especialista em cobranças de inadimplentes, temos uma equipe de profissionais qualificados pronto para auxiliar sua Instituição);
  5. Renegocie as dívidas dos clientes inadimplentes (A Ativos Multi Serviços oferece máquina de cartão tipo Pin Pad, com parcelamento de dívidas em até 12 vezes no cartão de crédito, com até 4 cartões distintos);
  6. Invista em planos de pontuação anual (A ativos auxilia em todo processo de gestão educacional);
  7. Tenha um bom canal de comunicação escolar (Ativos possui uma equipe Call Center pronto para ajudar sua instituição);
  8. Prepare uma equipe específica de cobrança (Ativos Multi Serviço é o parceiro certo para sua instituição com vários anos de experiência);

Saber como diminuir inadimplência escolar é fundamental para manter o bom gerenciamento e a sobrevivência da instituição de ensino. O gestor, portanto, deve ter uma visão holística sobre os motivos de desencadeamento das dívidas. A partir da análise do seu cenário e dados preditivos, adotar medidas preventivas e conhecer os inadimplentes são os primeiros passos para evitar a transferência dos alunos para outra escola.

Ativos Multi Serviços é uma organização com competência em gestão de ativos e expertise na implementação de estratégias de análise de contratos de risco, recuperação de crédito, cobrança, atendimento a clientes, telemarketing, telecobrança, Call Center, além de efetivas soluções na terceirização dos mais variados tipos de serviços.