Como formar uma equipe escolar de alta performance

  • Post author:
  • Post last modified:11 de março de 2022
  • Reading time:4 mins read

O sucesso de qualquer projeto depende do talento, do empenho e da colaboração dos indivíduos envolvidos na empreitada. Porém, administrar a complexidade humana e a diversidade de um grupo traz consigo uma gama enorme de desafios, que precisam ser solucionados para garantir o bom andamento do projeto ou instituição. Por isso, a gestão de pessoas é estratégica e deve ocupar uma posição de destaque em qualquer organização.

No âmbito educacional, a gestão de pessoas é de extrema importância e o valor desse trabalho vem ganhando cada vez mais destaque. Nas escolas, o ambiente é marcado por uma grande variedade de perfis, com grupos formados por profissionais com habilidades e formações muito distintas. Conduzir esse grupo heterogêneo exige jogo de cintura. Além disso, em uma escola é fundamental que os professores estejam intimamente conectados aos valores defendidos pela instituição e que levem essa cultura para a sala de aula no dia a dia.

Ter uma cultura clara e uma gestão estratégica de pessoas são, portanto, fundamentais para formar uma equipe de alta performance em uma escola, indo além de apenas um bom grupo de profissionais.

Outro pilar da gestão estratégica de pessoas é alimentar a motivação e manter o funcionário engajado.

LEIA TAMBÉM:

Avaliação da performance da equipe

O trabalho de gestão estratégica de pessoas é constante e, mesmo quando tudo parece em harmonia e os resultados estão sendo alcançados, o departamento deve realizar avaliações regulares.

Seja por métodos de autoavaliação, avaliação de equipes, pela visão do líder ou uma combinação de diferentes práticas, a equipe de gestão precisa medir performances, detectando problemas e insatisfações. Com isso, consegue avaliar se cada funcionário está onde deveria e como pode ser apoiado para se desenvolver ainda mais.

Nesse novo cenário profissional, em um mundo em constante transformação e altamente competitivo, as organizações buscam colaboradores que ofereçam mais do que conhecimentos técnicos. Por esse motivo, a gestão de pessoas deve se aperfeiçoar. É por meio da gestão estratégica que as escolas do futuro serão capazes de atrair e reter os profissionais mais capacitados e entregar aos alunos uma educação de qualidade.

Fonte: Escolas Exponenciais