Inadimplência escolar: como tirar sua escola do vermelho

  • Post author:
  • Post last modified:12 de janeiro de 2022
  • Reading time:5 mins read

Sabemos que manter uma instituição saudável não é fácil: os gastos de uma escola privada são grandes e quando problemas como a falta de controle financeiro chegam, o risco da instituição acabar no vermelho é real.  Muitas escolas, ao não conseguirem superar a inadimplência escolar,  acabam fechando. Quando as contas não fecham, é necessário pensar estrategicamente e ter ações práticas, para que você recupere o controle financeiro da sua instituição. 

Para te ajudar com isso, separamos algumas dicas úteis e práticas que vão ajudar você a identificar a raiz do problema e solucionar parte deles. Continue a leitura!

Faça um levantamento e uma análise da situação

Caso a escola ainda não tenha, faça um levantamento dos gastos fixos existentes. Reúna ali todos os gastos recorrentes: conta de luz, água, gasto com suprimentos básicos, salários de docentes, entre outros gastos que fazem parte do seu orçamento.

E faça o mesmo com o que tem para receber! Levante não apenas as mensalidades que devem ser pagas no próximo mês, mas também o valor que a escola deixou de receber devido à inadimplência. 

LEIA TAMBÉM:

Utilize um sistema de gestão escolar 

Utilizar um sistema de gestão escolar é uma ótima opção para te ajudar a se prevenir contra a temida inadimplência! Dessa forma você consegue ter controle do financeiro e de todos os outros setores da sua instituição. Através dele, é possível agilizar o sistema de cobrança e ter um fluxo de pagamentos mais linear. 

Com o sistema, além de você conseguir ter controle dos pagamentos feitos, você consegue identificar os alunos devedores e traçar os perfis dos alunos que podem se tornar inadimplentes para agir de forma preventiva.  

Envie lembretes de pagamento 

Automatize a comunicação com os pais! É comum que os responsáveis se esqueçam de efetuar o pagamento, por não receberem algum tipo de aviso sobre a chegada da mensalidade escolar.  

Por isso que a automação é uma das ferramentas mais usadas pelas instituições de sucesso! Com alguns cliques você consegue enviar lembretes automáticos por e-mail ou SMS por meio do sistema de gestão escolar; é simples e prático.

Negocie as dívidas

Tente negociar ou renegociar as dívidas! É importante entender  a situação financeira de cada responsável para depois de analisar o caso,  propor uma solução viável que permita que o inadimplente regularize o seu pagamento.

Confira algumas propostas para que o inadimplente quite o pagamento: 

  • Dívida parcelada, com entrada, em 12 meses sem juros;
  • Dívida parcelada em 6 meses sem juros;
  • Pagamento da dívida à vista, com redução de juros e multas;

Ativos Multi Serviços possui anos de experiência em gestão de cobranças educacionais, usamos estratégias que visam estabelecer medidas de prevenção e correção de clientes inadimplentes.

Busque novos alunos

Depois de organizar a gestão, controlar a inadimplência e cortar gastos desnecessários, é hora de conquistar novos alunos! A captação de matrículas é um processo fundamental em todas as instituições de ensino, então é importante ser estratégico nesse momento. Divulgue a sua escola, enfatize os diferenciais e atraia estudantes.

Fonte: WPensar