Inadimplência escolar: estratégias simples e infalíveis para reduzir

  • Post author:
  • Post last modified:15 de fevereiro de 2021
  • Reading time:5 mins read

Apesar das características específicas de uma instituição de ensino, ela não deixa de ser um negócio que precisa gerar lucro. Isso porque, sem recursos, uma escola não consegue cumprir com a sua principal missão. Que é: oferecer ensino de qualidade para os seus alunos. E quando se fala em gestão financeira, um dos principais desafios da instituição é lidar com a inadimplência escolar.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre esse problema. Além de saber quais os impactos que ele gera para a escola e como prevenir e diminuir a taxa de inadimplência na sua organização. Leia agora!

Principais problemas gerados pela inadimplência escolar

inadimplência escolar é um problema que atinge 90% das instituições de ensino, principalmente no 2º semestre, sendo um dos principais fatores responsáveis pelo fechamento das escolas. Isso porque toda escola precisa de recursos financeiros para se manter em funcionamento e oferecer educação de qualidade para os seus alunos.

Esses recursos vêm principalmente do pagamento da mensalidade por parte dos pais e responsáveis. Dessa forma, na hora de realizar o planejamento financeiro anual da sua instituição, você conta com a entrada de determinada quantia de dinheiro para cumprir os seus objetivos.

No entanto, a inadimplência escolar prejudica profundamente o seu planejamento e o fluxo de caixa da sua escola. Afinal, é uma quantia em dinheiro que não chega até o caixa da organização na data planejada. O resultado? Você acaba não cumprindo seus objetivos, podendo até mesmo ter as suas atividades comprometidas.

Além disso, a inadimplência escolar prejudica o relacionamento da escola com os pais e responsáveis pelos alunos. É possível, por exemplo, que eles passem a evitar o ambiente escolar por saberem do seu débito com a instituição. E isso acaba prejudicando o acompanhamento em relação aos estudantes. Uma dívida mal cobrada também afeta o relacionamento, trazendo riscos na hora da renovação da matrícula e para a imagem da sua escola perante a comunidade.

Portanto, não à toa que você deve impedir que isso aconteça em seu estabelecimento, evitando problemas de relacionamento e controle do fluxo de caixa, além de afastar qualquer possibilidade de comprometer as suas atividades. Para isso, é essencial entender por que acontece a inadimplência escolar. Descubra agora!

Comunicação eficiente para redução da inadimplência escolar

Por que acontece a inadimplência escolar

Geralmente, a inadimplência escolar acontece pela falta de controle financeiro do estudante ou de sua família (ou seja, do pai, mãe ou outro responsável pelo pagamento da escola). Inclusive, sabemos que, com a crise econômica se manifestando de modo cada vez maior no país, há muitas famílias que, infelizmente, estão abrindo mão das escolas particulares por não conseguirem arcar com os custos da mensalidade.

Porém, nem sempre a inadimplência escolar está totalmente relacionada à família ou aos responsáveis pelos estudantes. Falhas na gestão escolar — como falta de políticas de cobrança bem estabelecidas e gestão financeira ineficiente — podem gerar inadimplência por parte dos alunos.