
Inspeção predial dos sistemas elétricos de uma edificação visa examinar as condições técnicas, as condições de uso, de manutenção e de segurança dos diversos sub- sistemas e componentes elétricos da instalação.
Quem pode emitir laudo elétrico?
O laudo elétrico é um relatório técnico elaborado e assinado por um engenheiro eletricista. Também pode assinar o técnico em eletrotécnica registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). É tão importante que precisa ter uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida pelo Crea.
Manutenção elétrica é responsabilidade do condomínio?
O principal responsável pela deste setor é o síndico, já que ele também se torna encarregado por garantir a segurança dos moradores.
Contudo, obviamente não será ele quem realizará a manutenção e instalação da fiação elétrica, mas, sim, ficar atento com relação a qualidade dos produtos utilizados, da competência dos profissionais contratados e em definir o período ideal para revisão e manutenção.
Os moradores também podem fazer a sua parte ao averiguar como está o sistema elétrico de suas residências e, então, avisar o síndico quando algum problema ocorrer.
Entretanto, a instalação feita em todo o prédio é o que mais implicará na segurança de todos os moradores, já que todo o serviço é feito por uma empresa.
Dicas para um bom funcionamento das instalações elétricas:
- Verifique se não há luzes desnecessariamente acesas durante o dia.
- Verifique a queima precoce de lâmpadas, usado um mapa de controle com as datas de trocas.
- Cheque o aquecimento de cabos, a existência de diferentes tipos e/ou capacidades de dispositivos de proteção (disjuntores por ex.) nos quadro de distribuição para as unidades.
- Evite a existência de fundos de madeira nos quadros, dispositivos obsoletos como chaves faca e fusível tipo cartucho ou rolha.
- Confira com frequência, uma vez por mês, a intensidade da iluminação interna e externa, para garantir a segurança do condomínio.
- Verifique se as instalações dos fios estão soltas ou frouxas
- Manter as instalações elétricas sempre limpas, organizadas, acessíveis, longe de água, produtos químicos e substâncias inflamáveis e explosivas.
- Nunca deixar quadros e caixas elétricas sem portas ou tampas ou destravadas.
- Nunca deixar fios expostos, soltos e descascados.